quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

tarde grega||| tudo sobre casamento grego

Definitivamente, não tenho mais dúvidas sobre me casar, e este ser classificado "um casamento grego".

Passei a tarde do dia 25 de Janeiro com uma amiga da família, a Maria Grega. Ela é uma senhorinha tradicionalmente grega. Cretense, ela segue até hoje os seus ritos gregos.

Ela fala com sotaque (fala também Alexsandra com o som "ksan" bem aberto e gostoso). Recebe todas as suas visitas com um doce - o de hoje foi um kurabiedes. (Comi uns três e ainda trouxe um pote para casa). Conta histórias que não me cansam de ouvir. (O pai que morreu na guerra, lá em Creta, onde é o Palácio de Knossos).

E finalizamos o dia assistindo o vídeo de casamento da sobrinha dela. Neste momento eu enlouqueci. Apenas vi metade do DVD, mas tudo me encantou. É um casal realmente grego. Ela é loira tingida, com os cabelos todos pra cima, alta, traços fortes. Ele era alto também, cabeludinho e com um nariz beeem grande. Mas bem bonitos, à moda cretense.

1º rito do casamento
Uma festa é dada pelos noivos em sua nova casa. As mulheres convidadas arrumam a cama do novo casal, escrevem as iniciais de seus nomes com koufetas prateadas e eles ficam por lá. Depois vem a parte da comida (muita comida) e dança.

2º rito do casamento
A noiva se arruma na casa da mãe. Pense no "dia da noiva" - é exatamente o oposto. Sossego e tranquilidade nem pensar. Uma confusão só são os preparativos neste dia. Toda a família estava na casa da mãe. A pobre noiva não tem paz por um instante. Fala, grita, xinga, fuma. Todo mundo veste a pobre moça. Até o irmão calça os seus sapatos.

Início do casamento
Ela chega com o seu pai no lugar do casamento. Ele entrega a noiva ao seu futuro esposo. Os dois entram na capela, beijam todas as imagens de santos (todo ortodoxo faz isso na igreja), fazem o sinal da cruz e vão até o padre.

O vídeo parou por aqui. Na próxima visita, assistirei a festa do casamento.
Mas é tudo lindo, de uma profundidade cultural que não dá pra explicar.

Fiz uma busca do significado do complexo "casamento grego".

Os casamentos gregos podem ser considerados um tributo ao festejo. Diversão e a dança são palavras de primeira ordem. Algumas tradições são originárias da antiguidade e as restantes são originárias da religião ortodoxa. Um casamento com tradições gregas é sempre sinónimo de história e de celebração.

Tal como em muitas outras culturas, no passado, os casamentos gregos eram uma espécie de acordo entre a família da noiva e a família do noivo. A família da noiva oferecia o dote. Na cama de casados dos noivos, era colocado o dinheiro oferecido pelas famílias, e quem visitasse a casa também costumava contribuir com dinheiro para a nova vida dos noivos. A maioria dos casamentos eram celebrados em Janeiro, pois seriam mais favoráveis à proteção da mulher, porque este mês era dedicado a celebrar a deusa Hera, mulher de Zeus e defensora das mulheres. O mês de Janeiro era também considerado o mês da fertilidade. Os convites eram entregues em mão juntamente com um doce ou com flores. Era prática comum a noiva levar consigo, grãos de cereais ou certas ervas como um ritual de fertilidade. O bolo de casamento era tipicamente feito com mel, sementes de sésamo e marmelo, simbolizando o bom e o mau que poderia aparecer pela vida fora. Os pais presenciavam a cerimônia de casamento, acompanhando o casal à sua nova casa numa procissão acompanhada por jovens entoando cânticos.

Uma recepção de casamento grega normalmente prolonga-se até ao amanhecer. Esta recepção de casamento é comum ser repleta de momentos alegres, incluindo muita comida, muitas bebidas, e muita música e dança. É também comum partirem-se muitos pratos para dar sorte ao casal.

A tradição do casamento grego incorpora diversos rituais que servem para abençoar a vida que inicia para o casal.
- Parte-se um prato na soleira da casa dos noivos para afastar os maus espíritos.
- Se os noivos pretendem ter uma família extensa é comum esmagarem com o pé uma romã, símbolo da fertilidade.
- Um casamento grego tradicional é usualmente celebrado a um domingo.
- Para dar boa sorte aos noivos, a família atira dinheiro para a cama dos noivos.
- Os convites incluem sempre um motivo floral que pode ser impresso. Adicionalmente colocam-se pétalas secas de flores no envelope dos convites do casamento.
- No ramo de noiva é usual adicionar ervas aromáticas como o tomilho, hortelã-pimenta ou manjericão.
- É também usual a família e os amigos escoltarem os noivos até ao quarto, na noite de núpcias, e fazerem-lhes uma romântica serenata.
- Como lembrança de casamento é usual oferecerem-se amêndoas revestidas a açúcar, usualmente chamadas de koufeta.

Um comentário:

Pex disse...

A data do casamento ainda não sabemos, com quem também não. Mas de certo, sabemos que as amigas estarão lá seguindo todo o roteiro de um verdadeiro casamento grego! Conte comigo sempre!