segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Capítulo 1:: o plano

Tudo começou há 55 anos atrás, quando o meu papous (avô) deixou pra trás a pobreza que a 2ª Guerra Mundial tinha espalhado pela Grécia. Decidiu que tinha que mudar dali (ele não tinha muita paciência para as coisas). Foi buscar o que era o mundo e viu que tinha 3 alternativas. Que tipo de alternativas? 3 diferentes destinos que os navios dispunham naquele momento da decisão. Canadá, Austrália e Brasil. E adivinhem o que ele escolheu? E sabem qual foi a razão da escolha? O navio para o Brasil sairia primeiro... (Sem comentários aqui por enquanto...) Depois de ter vindo pra cá, sozinho, e buscado o melhor durante um ano, ele mandou trazer a sua família: sua mulher (minha iaiá) e seus filhos. É aqui que começa a minha história. Minha mãe nesta época tinha apenas 9 anos. E muito se passou durante estes 54 anos no Brasil. Histórias que encheriam este blog (que numa outra oportunidade colocarei aqui). E dentre muitas, tinha uma especial: o desejo de se voltar à terra natal.

Minha viagem foi planejada durante 54 anos. Não dá pra acreditar! Só estando na pele desta família para entender porque isso tardou tanto. Mas agora não importa mais. O que importa é que uma das netas do Seu Guérlovas (também conhecido por Seu Barba Costas) decidiu resolver esta questão. Em 2005 iniciamos os planos, mas eles tiveram que esperar o passaporte da minha mãe ser renovado - e isto durou quase 2 anos.

Em fevereiro de 2007 ele saiu. Fiquei doida. Gritava para todos os cantos que finalmente nós iríamos pra Grécia. Minha mãe e minhas tias iriam retornar ao lugar que nasceram. Eu iria conhecer a minha origem - e me encontrar na essência. Meu irmão, voltar e vivenciar o que estar na Grécias com as gregas. De fevereiro à setembro, não se deixou passar um dia sequer sem que nos preocupássemos em planejar, calcular, pensar e sonhar sobre a nossa viagem.

Visitar. Experimentar. Cheirar. Olhar. Andar. Viajar. Descansar. Fotografar. Aplaudir. Sonhar. Chorar. Lembrar. Encontrar. Reencontrar. Contar. Cantar. Sentir. Comer. Brigar. Encabular. Falar. Conhecer. Saber. Todos estes verbos nos acompanharam em tempo integral.

Dispomos de vários guias de viagem: 3 senhoras gregas, Marcelo-meu irmão, o instinto grego, e guias propriamente ditos presenteados por amigas queridas.

Haja fôlego para tudo que nos espera.

Capa da revista Viagem, captada por mim mesma. Em Mikonos: a ilha das casinhas brancas, coloridas pelas flores que ficam na entrada, e do mar azul.

Uma das tardes num passeio despretencioso. A única coisa aqui era sentir.

3 comentários:

Pex disse...

Ai ai...

Não vejo a hora de começar o próximo capítulo!!!!!

Julia disse...


Sabe porque eu que eu te adoro?
porque vc me surpeende a cada minuto.
Esse texto, por exemplo, que eu achei que viria cheio de emoção, quase que falado por vc, veio cheio de poesia e pensamentos encantados, como uma passagem de um livro...
E sabe porque eu te adoro?
Porque nem Veríssimo consegue ser tão imprevisível como você!!!!

Quero mais!
beijos
Ju

Vanz disse...

Emoção, minha grega. Assim estou, plena de emoção. Fugindo da realidade corporativa barata, tenho que ficar de cabeça baixa para não me verem em lágrimas.
Obrigada.